Vai pintar a casa? Veja dicas para escolher a cor

<span class=”hidden”>–</span>reprodução/Vtwonen

Um jeito rápido e prático de mudar a cara de um ambiente, é pintá-lo com uma nova cor. Além disso, as cores criam sensações e trazem muita personalidade à decoração. Então, por que ficar sempre com a casa nos mesmos tons?

Se você está pensando em pintar algum espaço da sua casa — ou o imóvel todo —, uma boa dica é comprar as tintas e o material de pintura pela internet, já que o isolamento social ainda é recomendado por causa da pandemia. Mas, com tanta oferta de cores, como escolher a perfeita para você? Veja as dicas a seguir!

 

Escolha o tipo de tinta e acabamento

Antes de decidir a cor, respondas às seguintes perguntas: o que vou pintar? Que tipo de tinta eu preciso para isso? E que atmosfera desejo criar? Decida, por exemplo, se você quer criar um ambiente mais frio ou mais quente, se prefere tinta fosca ou acetinada. As respostas a essas perguntas influenciam escolha da cor.

Se seus desejos estiverem claros, você pode começar a filtrar os produtos disponíveis pelas marcas. Na maioria dos sites de lojas de tintas e home centers, onde você pode pedir comprar o produto online, você pode fazer uma pesquisa específica para o tipo e acabamento que deseja usar. A partir desse filtro, você vai encontrar as cores disponíveis.

Busca por cores

Mei-Luz, cor do ano eleita pela Suvinil para 2021André Klotz/Casa.com.br

Você encontrou no site algumas cores que lhe agradam? Em seguida, faça uma lista delas. Dessa forma, você pode pesquisar as cores da tinta no Google e ver se existem ambientes pintados com essa cor para ter uma ideia de como ela ficará aplicada. Ou verifique no Instagram ou Pinterest da marca escolhida se existem fotos em que essas cores são usadas. Isso lhe dará uma boa ideia do resultado final.

Pense também no tipo de sensação que você quer criar no ambiente. Se for uma quarto, por exemplo, tons mais calmos, como da família de verdes e azuis podem ser uma boa. Caso queria criar uma atmosfera mais vibrante em outro espaço, laranjas e amarelos também são ótimas pedidas. Lembre-se de que cada cor é capaz de criar uma sensação diferente.

Aproveite também para usar temas que você gosta como referências. Obras de arte, filmes, capas de disco ou paisagens de um lugar bacana que você tenha visitado ou apreciam podem render belas paletas.

Tecnologia a favor das cores

Com o desenvolvimento da tecnologia, ficou bem mais fácil visualizar a cor escolhida em uma ambiente. Hoje em dia, existem vários aplicativos de cores com os quais você pode experimentar uma cor de tinta na parede. Isso torna a escolha um pouco mais fácil.

A Suvinil, por exemplo, tem um aplicativo onde você pode simular as cores da marca em um ambiente, além de disponibilizar todo seu leque para consulta. Eles também disponibilizam o Pintura Virtual, um simulador disponível para PC, onde é possível ter uma experiência imersiva para simular cores e acabamentos, como se estivesse dentro de um ambiente. Já a Coral tem um dispositivo chamado Coral Color Sensor, que lê qualquer objeto e entrega a cor desejada, com precisão, em segundos.

Teste antes de comprar

Pedra Esculpida foi a cor do Ano da Coral para 2021divulgação/Casa.com.br

Mas, se você não abre mão de ver a tinta aplicada na superfície antes de se decidir pela cor, saiba que as marcas de tinta oferecem outras opções, que vão além de comprar um galão pequeno para teste. Antes de encomendar sua tinta online, escolha primeiro um testador de cores.

Geralmente, esses testadores não são muito caros, então, você pode encomendar vários para experimentar cores diferentes. Ao testar, escolha a parede que você vai pintar. A luz que incide sobre a parede ou o ambiente completo, influenciam no resultado final da cor. Por isso, é bom que você avalie a cor em vários momentos do dia.

A Coral, por exemplo, tem o Coral Teste Fácil, que uma pequena embalagem com um rolinho embutido e 30 ml de tinta para experimentar direto na parede ou em portas de madeira, garantindo fidelidade ao tom e secagem rápida e sem bagunça. A marca disponibiliza 240 cores de seu catálogo neste teste.

Já a Suvinil, tem o Teste sua Cor em duas versões: em adesivo e potes de 200 ml de tinta. A versão em adesivo consiste em um quadrado autocolante com a cor desejada, que você pode aplicar diretamente na superfície, sem sujeira. São mais de 80 cores disponíveis, com a fidelidade da visualização em acabamento fosco. A marca também oferece o teste em tinta, com embalagens para pintar até 1 m² em acabamento é fosco.

 

Carrinho

loader