Saiba como iluminar o cantinho de leitura com dicas da Yamamura

No dia 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro. O hábito da leitura sempre foi essencial na vida de todos e, agora, ganhou ainda mais importância no período de isolamento social. Os livros têm se tornado uma companhia constante e prazerosa, que faz com que o leitor viaje por outros lugares e histórias de vida, sem mesmo sair de casa.

Para aproveitar ainda mais esses momentos, o cantinho de leitura necessita de uma iluminação especial. Por isso, a Yamamura traz dicas e inspirações para acertar na decoração.

Estante repleta de livros e com luminárias em destaque no projeto do escritório Oliva ArquiteturaEmerson Rodrigues/Casa.com.br

Clima Relax

Luzes com temperaturas de cor branco quente (2700K a 3000K) podem trazer mais conforto e relaxamento, mas mantendo o foco e a eficiência da leitura. A escolha por luminárias articuláveis, que incidam na direção do livro, também pode ser uma boa pedida para não forçar nem comprometer a visão.

Cantinhos de leitura com luminárias de piso charmosas em projeto da arquiteta Ana YoshidaEmerson Rodrigues/Casa.com.br

Estilos

Quanto ao estilo da peça, isso será determinado pelo gosto pessoal de cada um, afinal há uma série de luminárias diferentes no mercado, em que o leitor poderá adequá-la ao tipo de decoração de sua residência. Para quem gosta do estilo clássico ou tradicional, os modelos com cúpulas são ótimas ideias, pois além de agregarem muito charme à decoração, também evitam o ofuscamento da visão. Já para os mais descolados, as peças com design mais moderno, com hastes flexíveis, podem ser opções perfeitas.

Este apartamento, projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura aposta em diversas peças para a leitura – arandela articulável ao lado da camaEmerson Rodrigues/Casa.com.br

Aplicações

As arandelas podem ser posicionadas acima das mesas laterais e ao lado de poltronas. Os abajures e luminárias de mesa, como o nome já diz, podem ser apoiados acima de mesinhas laterais ou criados, ao lado das camas, para a realização de uma leitura leve antes de uma noite de sono.

Luminária de led flexível em projeto do escritório Dantas & Passos ArquiteturaEmerson Rodrigues/Casa.com.br

Para quem prefere um modelo mais imponente, e que seja o destaque do espaço, as luminárias de piso, em especial as de madeira, podem ser as escolhas certas para trazer todo o aconchego para o ambiente. Quem busca uma opção mais descontraída, pode eleger os pendentes, que são itens que caem bem para a decoração e funcionalidade da área.

Cantinhos de leitura com luminárias de piso charmosas em projeto da arquiteta Carmem AvilaEmerson Rodrigues/Casa.com.br

Livros, Iluminação & Decoração

Além de tornarem a vida mais incrível, os livros também deixam a decoração muito mais interessante. Quem não ama ver uma biblioteca repleta de títulos imperdíveis? Afinal, os livros também exercem boas funções decorativas em prateleiras e nichos dos espaços. Nesses locais, a iluminação linear cai muito bem, como é o caso das fitas e dos perfis de led.

Pendente direcionável em ambiente do arquiteto Pietro TerlizziEmerson Rodrigues/Casa.com.br

Outra opção mais neutra e que também é bastante corriqueira é o uso de pequenos plafons direcionados para essas áreas, que além de criarem uma iluminação cenográfica, não comprometem a estética da decoração como um todo. Porém, para dar um visual cheio de personalidade, aposte em pequenas luminárias de mesas dentro dos nichos ou apoiados sobre as prateleiras.

Carrinho

loader