Saiba como decorar a casa com as cores dos chakras

Verde, azul e amarelo são cores de chakras que podem trazer uma maior estabilidade e alinhamento para a sua casa. Projeto assinado pelo arquiteto Leonardo JunqueiraJ. Vilhora/Casa.com.br

De vez em quando, é necessário fazer uma boa faxina na casa para eliminar a poeira e deixar tudo mais organizado. Nessas grandes limpezas sazonais, você pode aproveitar também para refrescar os ambientes com uma decoração nova. E, para quem acredita, este é também o momento perfeito para se pautar pelas cores do chakras e tornar os espaços curativos, energéticos e relaxantes. Afinal, vamos combinar: quem não precisa relaxar um pouquinho em meio a tanto estresse nos últimos meses?

Para quem ainda não conhece, chakra é uma palavra sânscrita que pode ser traduzida como “roda”. Na Ayurveda (antiga medicina indiana), eles fazem referência a centros de energia no corpo. Existem sete chakras principais que alinham a coluna, começando da base da espinha até o topo da cabeça.

Na Ayurveda, os chakras são a chave para a saúde, a vitalidade, o equilíbrio e o alinhamento. Os abertos contribuem para uma mente, corpo e espírito saudáveis. Enquanto isso, um chakra fechado nos empurra para fora do equilíbrio e é visto como o resultado de um bloqueio energético – normalmente um problema emocional ou espiritual.

Ficou interessado no tema? Confira abaixo como decorar a sua casa a partir das cores dos chakras, as melhores pedras e óleos essenciais de cada um e os seus mantras:

Vermelho – Chakra raiz

Projeto do escritório Andre Vainer ArquitetosCacá Bratke/Casa.com.br

A cor vermelha representa o chacra raiz. É aqui que estamos aterrados e apoiados. É um lugar para estabilidade, equilíbrio e sobrevivência física. Também está ligado à prosperidade e ao sucesso na carreira. Um chakra raiz bloqueado é visto em preocupações excessivas, questões financeiras, paranóia e sentimentos de desconexão.

Decore com a cor vermelha para receber uma maior sensação de paciência e segurança. Isso também ajudará a se estabelecer.

Pedras: granada, turmalina, hematita.

Óleos essenciais: vetiver, patchouli, sândalo.

Afirmação: estou com os pés no chão, seguro e protegido.

Laranja – Chakra sacral

Projeto da arquiteta Érica SalgueroRenato Navarro/Divulgação

Use laranja em sua decoração para impulsionar sua criatividade e aumentar a sensualidade. O chakra sacral representa nosso relacionamento com nós mesmos, nossa sexualidade, amplitude emocional e criatividade. É também o chakra da fertilidade e adaptabilidade.

Use laranja para decorar as várias zonas criativas da sua casa. Dependendo de como você se expressa, elas podem ser um home office, cozinha, estúdio de música na garagem ou um canto de artes e artesanato.

Pedras: coral, cornalina, pedra da lua.

Óleos essenciais: jasmim, ylang ylang, flor de laranjeira.

Afirmação: sou criativo e adaptável.

Amarelo – Chakra do plexo solar

Projeto da arquiteta Marina CarvalhoEvelyn Müller e Julia Herman/Casa.com.br

O amarelo é uma cor excelente para aumentar a auto confiança. Esta cor está ligada ao chacra do plexo solar, que representa nosso poder pessoal. Ele rege a auto-estima e a autodisciplina, irradiando qualidades positivas como confiança, liderança, humor, clareza e carisma.

Pedras: topázio, citrino, olho de tigre.

Óleos essenciais: jasmim, ylang ylang, flor de laranjeira.

Afirmação: posso fazer tudo o que me propuser.

Verde – Chakra do coração

Projeto de Vanessa De ManiDivulgação/Casa.com.br

Verde é a cor que representa amor, cura e gratidão. Decore a casa com ele para trazer a consciência do amor incondicional para dentro de sua casa. Se você tem bloqueios nessa área, o verde pode ajudá-lo a estabelecer uma confiança e conexões mais profundas, bem como deixar de lado o passado e perdoar.

Pedras: jade, esmeralda, quartzo rosa.

Óleos Essenciais: tomilho, alecrim e eucalipto.

Afirmação: Eu sou amoroso e amável. Eu sou compassivo e perdoo facilmente.

Azul – Chakra da garganta

Projeto de Marina CarvalhoEvelyn Müller/Casa.com.br

O azul representa o chacra da garganta. Esta é uma ótima cor para a sala de jantar, onde as refeições são compartilhadas, bem como para um escritório ou home office. Este chakra está conectado a comunicações claras e concisas, bem como domínio, propósito e expressão. Quando aberto, você é capaz de expressar autenticamente a sua verdade.

Pedras para decorar com: sodalita, celestita, turquesa.

Óleos essenciais: cravo, árvore do chá, camomila azul.

Afirmação: Eu sei da minha verdade e a compartilho. Sou um grande comunicador e ouço bem.

Índigo – Chakra do terceiro olho

<span class=”hidden”>–</span>@cj_hendry/Instagram

O chakra da testa (ou do terceiro olho) representa a intuição ou o sexto sentido e é representado pela cor índigo. Um toque de índigo é perfeito para adicionar ao seu canto de meditação ou ioga, pois este é o chakra mestre da sabedoria e devoção espiritual.

Pedras: opala, azurita, lapiz lazuli.

Óleos essenciais: juniper, melissa, clary sage.

Afirmação: Sou intuitivo e sigo minha orientação interior. Eu sempre vejo o quadro geral.

Violeta/branco – Chakra da coroa

<span class=”hidden”>–</span>reprodução/Pinterest

Este chakra é o nosso elo com a unidade e a consciência de grupo. Ele representa a iluminação e a conexão com o espírito e a sabedoria. Use branco e violeta em sua decoração para trazer as energias de consciência, inteligência, compreensão e êxtase.

Pedras: diamante, ametista, quartzo transparente.

Óleos Essenciais: lavanda, helichrysum, frankincense.

Afirmação: eu sou inteligente e consciente. Eu sou um com tudo. Eu sou uma fonte do Divino e vivo no agora.

* Via Neepa Hut

Carrinho

loader