Pode ou não? 10 mitos e verdades sobre a limpeza da casa

<span class=”hidden”>–</span>Anna Shvets/Pexels

Quando o assunto é limpeza da casa, muitas dúvidas podem surgir sobre o que se deve ou não fazer. Nem todo mundo sabe, por exemplo, que esfregar o piso com a vassoura vai danificar o utensílio rapidamente, já que ele não foi feito para esta função. Ou que lavar a louça requer diferentes tipos de esponjas, dependendo dos itens que estiverem na pia.

No dia a dia, repetimos alguns destes erros e acabamos por danificar alguns elementos da decoração. Mas não se preocupe. A Bettanin, referência no assunto, desvendou 10 mitos e verdades sobre a limpeza da casa:

1. Esfregar o piso com vassoura danifica o utensílio?

<span class=”hidden”>–</span>cottonbro/Pexels

Verdade!

É comum, mas é um hábito errado! Esfregar o piso com a vassoura pode danificar o produto com o tempo, já que ele foi feito, exclusivamente, para varrer o chão. Para esfregar a superfície, o indicado é utilizar a famosa combinação de rodo + pano de chão ou mops.

2. Vassoura é tudo igual?

Mito!

As vassouras não são todas iguais e existem modelos específicos para cada tipo de necessidade. Para ambientes externos, por exemplo, o ideal é optar por modelos com cerdas mais resistentes, principalmente se o piso for áspero. Já para locais internos, as cerdas precisam ser macias, para não arranhar o piso, que costuma ser mais delicado.

Utilizar a vassoura adequada, além de conquistar uma limpeza mais efetiva, ajuda a preservar o piso e o utensílio.

3. Toda a louça pode ser lavada com o mesmo tipo de esponja?

<span class=”hidden”>–</span>cottonbro/Pexels

Mito!

Se é necessário diferentes utensílios para o preparo da refeição, na hora de lavar cada um também precisa de uma atenção especial. Um exemplo de itens que precisam dessa atenção, são travessas de vidro, panelas antiaderentes e itens de inox.

Usar uma esponja comum para higienizar recipientes de inox, por exemplo, acarretará riscos no objeto. Ou lavar panelas antiaderentes sem o devido cuidado, tirará a tecnologia do utensílio. Por isso, a dica da Bettanin é ter sempre na dispensa modelos de esponjas que atendam os itens mais utilizados na hora de cozinhar.

4. Existem produtos para limpeza que eliminam bactérias?

Verdade!

Sim, hoje em dia encontramos produtos que eliminam até 99,9% das bactérias, como esponjas, panos e lenços umedecidos com químicos para limpeza de superfícies já prontos para uso. Eles são os mais recomendados para quem deseja uma higienização eficiente dos utensílios, mantendo a segurança da casa.

5. Dá para lavar roupas brancas e coloridas de uma única vez?

Verdade!

Para evitar manchas, é comum que as pessoas separem as roupas por cor na hora de lavá-las. Mas o mercado já oferece produtos que permitem economia de tempo e dinheiro ao permitir que peças brancas e coloridas possam ser higienizadas de uma única vez. E não precisa ter medo! Seguindo todas as orientações, o resultado será “pra lá” de eficiente.

6. O prendedor de roupa ou corda de varal pode manchar as roupas?

<span class=”hidden”>–</span>Karolina Grabowska/Pexels

Verdade!

Dependendo da qualidade do material do prendedor e da corda de varal, eles podem soltar tinta e manchar as roupas penduradas. Mas já há opções de produtos que possuem tecnologias que evitam esse tipo de situação. Por isso, ao realizar a compra deste tipo de utensílio, é essencial ficar atento às informações que constam nas embalagens.

7. Existem sacos para lixos para cada tipo de finalidade?

Verdade!

Além dos modelos específicos para cada ambiente, como banheiro, cozinha e área externa, existem também os tipos de sacos para lixo com diferentes finalidades, como para descartar resíduos pesados, opções que ajudam o meio ambiente por serem oxibiodegradáveis, modelos que amenizam os odores e os que possuem ação repelente contra insetos devido à sua fragrância.

8. Dá para ter apenas mops em casa para realizar a limpeza?

<span class=”hidden”>–</span>Tima Miroshnichenko/Pexels

Verdade!

Os mops são itens coringas e que facilitam muito a hora da limpeza da casa e, hoje em dia, o mercado oferece opções para diferentes necessidades e tamanhos de ambiente. Seja os modelos compactos, articulados ou com bases giratórias, para quem busca praticidade, eles são os melhores amigos!

9. Existe maneira fácil de remover as sujeiras e manchas no vidro?

Verdade!

Deixar os vidros limpos e livres de manchas é uma das etapas da limpeza que – apesar de necessária – é das mais cansativas. Mas não precisa ser assim! Já há opções que facilitam a tarefa, como mops e panos umedecidos voltados para esta função, que permitem a higienização de maneira muito mais rápida sem perder a eficiência.

10. É possível limpar toda a casa apenas com panos umedecidos voltados para a limpeza?

<span class=”hidden”>–</span>Karolina Grabowska/Pexels

Verdade!

Quem não conhece os wipes, não sabe o que está perdendo. Trata-se de lenços umedecidos com produtos químicos prontos para uso, ideais para uma limpeza emergencial e de manutenção do dia a dia.

Hoje, existem diversas opções dos lenços para cada tipo de necessidade, como limpeza da cozinha, banheiro, vidros, inox, entre outros.

Carrinho

loader