Moodboard tropical: a criação da designer de interiores Laura Baltazar

O design de interiores é a arte de deixar o ambiente personalizado, com a identidade dos moradores. Mas antes de partir para a prática, é necessário planejamento. Moodboards ou pranchas de temperamento são formas inteligentes de conceituar e modificar um projeto para que ele reflita o estilo do cliente e o toque único do designer.

A Portobello sabe a importância de criar revestimentos que atendam diferentes conceitos e combinem entre si facilmente. Com essa ideia em mente, a Portobello Shop Savassi, de Belo Horizonte (MG), convidou a designer de interiores Laura Baltazar para criar o moodboard tropical, um painel que une a receptividade brasileira com a diversidade de texturas e cores da nossa natureza.

Confira!

Um pouco mais sobre moodboard

Moodboard tropical
A designer se inspirou em características do comportamento e da natureza do Brasil para criar o seu moodboard tropical (Foto: Portobello Shop)

Um moodboard é um painel com referências visuais para projetos criativos, como os de moda, publicidade, design e arquitetura. O objetivo é reunir vários conceitos para criar itens ou espaços que traduzam a identidade do cliente.

Embora seja mais utilizado quando o briefing não é suficiente para a execução do projeto, ele pode ser aplicado em um exercício de criatividade e autoconhecimento, tanto pelo cliente quanto pelo designer, já que inspira outras formas de pensar e combinar objetos, texturas e cores.

Moodboard tropical: frescor e família

Moodboard tropical
O moodboard é um “planejamento do planejamento”; une referências que ajudam a compor um projeto (Foto: Portobello Shop)

Entenda o conceito por trás do moodboard tropical idealizado por Laura Baltazar.

Inspiração

Segundo Laura, a inspiração por trás do moodboard tropical é a família: um casal com filhos que ama receber visitas e fazer festas. Portanto, ela resolveu criar uma área gourmet, que é o ambiente perfeito para os momentos de descontração.

Para trazer o ar acolhedor, fresco e divertido do brasileiro, a designer se inspirou no neotropical, com um toque de descontração que é a cara de um espaço gourmet. Em sua proposta, ela trouxe objetos, plantas e revestimentos de diferentes texturas e cores, refletindo a nossa diversidade.

Paleta de cores

Moodboard tropical
O moodboard tropical traz um colorido neutro (Foto: Portobello Shop)

O moodboard tropical traz a ideia de um ambiente com bastante contraste de cores e texturas, mas fácil de combinar e com ar neutro.

Para isso, usa linhas que refletem sofisticação e, ao mesmo tempo, o lado natural de grandes metrópoles: a Ipanema, desenvolvida por Oskar Metsavaht, e a Casablanca, inspirada na cidade marroquina.

Para criar uma composição de contrastes e texturas, Laura escolheu um porcelanato amadeirado e o Casablanca Cointreau.

Ela também optou por porcelanatos pretos para ter elementos mais escuros e robustos que combinassem com a torneira Docol Vitalis Grafite Fosco.

Confira com detalhes os produtos utilizados:

Desafio

Moodboard tropical
Independentemente do tamanho, um projeto passa por desafios (Foto: Portobello Shop)

Segundo Laura, o maior desafio de criar um moodboard é encaixar os desejos do cliente no orçamento estipulado.

Isso exige bastante pesquisa, garimpo de peças e bom senso estético. O designer precisa manter as demandas e o briefing que foi conversado no início, priorizando a ergonomia, a funcionalidade e a praticidade dos materiais.

Viu como um projeto tem diversos conceitos por trás dele? O moodboard de Laura Baltazar traz o lado tropical aliado ao espírito acolhedor e festivo do brasileiro.

Para saber mais sobre moodboards, leia Conheça as últimas tendências do moodboard na arquitetura e inspire-se!

O post Moodboard tropical: a criação da designer de interiores Laura Baltazar apareceu primeiro em Archtrends Portobello Blog.

Carrinho

loader