Dicas para montar uma cozinha colorida em casa

A cozinha é a alma da casa em muitos lares brasileiros. É nesse cômodo que a família se reúne, que os temperos e cheiros tomam conta e que as refeições são saboreadas todos os dias. Por isso, nada mais justo que uma cozinha colorida para tornar esse ambiente ainda mais acolhedor!

A cozinha colorida é uma forma de conferir descontração e sensação de acolhimento ao cômodo (Projeto: Karine Taranto)

Decoração de cozinha colorida

Foi-se o tempo em que as cozinhas tinham aquele visual sóbrio, sem muitas cores. Hoje, o colorido faz parte de diversos projetos e ganha cada vez mais espaço nesses ambientes. Porém, é preciso equilíbrio para manter o espaço elegante, mas sem exageros.

Nesse sentido, é possível usar as cores de diversas formas. Uma delas é escolher eletroportáteis coloridos, como liquidificadores, batedeiras e cafeteiras. Há muitas opções disponíveis, como itens em rosa, verde, vermelho e amarelo – basta escolher a que mais combina com seu projeto.

Os eletroportáteis coloridos podem fazer toda a diferença na decoração da cozinha (Projeto: Laura Baltazar)

Outra alternativa para criar uma cozinha colorida é optar por eletrodomésticos diferentes, já que há modelos de geladeiras, fogões e micro-ondas em cores marcantes, como azul, amarelo e vermelho.

Os móveis coloridos, como armários, mesas e cadeiras, também podem ser utilizados nesse sentido. O armário de cozinha colorido, por exemplo, pode ser todo de uma cor ou apresentar diferentes tonalidades nos detalhes, como portas, gavetas e puxadores.

Os armários de cozinha também podem colaborar para acrescentar um toque de cor ao cômodo (Projeto: Una Design)

Por fim, ainda é possível investir em itens de decoração coloridos. É o caso de plantas, quadros, relógios, prateleiras e luminárias, que estão disponíveis em diversas cores e modelos e podem trazer ainda mais beleza às cozinhas coloridas.

A cozinha pode ser transformada também com itens de decoração coloridos, que dão charme ao ambiente (Projeto: Robert Robl)

Independentemente de como você usar as cores para cozinha, é importante saber que elas indicam a personalidade e o estilo dos moradores da casa, por isso a melhor escolha depende diretamente das suas preferências.

Cores claras costumam trazer tranquilidade ao espaço e são ligadas aos estilos minimalistas e clean. Já cores mais escuras ou marcantes estão relacionadas a cozinhas modernas, mas também podem fazer parte de projetos retrô.

No caso de cozinhas pequenas, é essencial ter cuidado com as cores. Como a ideia é dar uma sensação de amplitude a esses espaços compactos, o ideal é usar cores claras, que ajudem nesse sentido.

Cores para cozinha

Com uma infinidade de cores de cozinha para escolher, é interessante saber o que cada uma delas pode transmitir. Cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja, costumam trazer energia e vitalidade para o ambiente, além de incentivarem a comunicação e a criatividade.

A cozinha em cores quentes, como amarelo, garante mais vitalidade e criatividade no ambiente (Projeto: Claudia Xavier)

Já cores frias, como azul e verde, são conhecidas por oferecerem a sensação de tranquilidade e serenidade aos espaços.

Se você não abre mão de uma cozinha branca, saiba que ela costuma promover a ideia de paz e limpeza nos cômodos, enquanto a cozinha preta transmite sofisticação e modernidade.

Piso e revestimento coloridos para cozinha

A decoração de cozinha também pode ganhar cores a partir dos pisos e revestimentos. Uma ótima opção é o porcelanato, que pode ser usado tanto em paredes quanto em pisos. Além da variedade de cores, ele apresenta vantagens, como facilidade na limpeza, durabilidade e resistência.

O porcelanato é uma ótima opção para as paredes ou o piso de uma cozinha colorida (Projeto: Cristina Motta Mourão)

Para colorir o ambiente com pisos para cozinha ou revestimentos na parede, você pode optar por fazer a área toda colorida ou usar as cores nos detalhes, como nos azulejos acima da pia, na bancada ou apenas em uma parede.

O intuito é trazer o colorido sem sobrecarregar o espaço. Por isso, você também pode escolher, dentre as cores para pintar cozinha, aquelas que promovam o colorido que você deseja.

Outra dica importante é harmonizar diferentes materiais, como aço e madeira – presentes em torneiras para cozinha e bancadas – , o que já é comum em projetos de cozinha gourmet com decorações industriais e urbanas, mas também pode ser utilizado em outros estilos.

A combinação entre diferentes materiais, como aço e madeira, deixa sua cozinha colorida ainda mais estilosa (Projeto: 3P studio)

Uma cozinha colorida é sinônimo de beleza e bem-estar! Aproveite as dicas e renove esse espaço com lindas cores para deixar sua casa ainda mais estilosa e personalizada!

Continua a leitura: Desmistificando bancada de cozinha com porcelanato

O post Dicas para montar uma cozinha colorida em casa apareceu primeiro em Archtrends Portobello Blog.

Carrinho

loader