Decoração e identidades feminina e masculina | Museu do Ipiranga + Wikipédia

Nessa nova fase do blog acho importante que possamos também discutir sobre questões ligadas a nossa casa e ao morar. Falar de decoração, artes, política e emoções faz parte desse blog e assim será, rs . Recebi esse convite e quero chamá-los também pra participar.

Nesta sexta-feira, 23, às 14h, acontece o segundo encontro virtual sobre a Casa Brasileira, promovido pelo Museu do Ipiranga e Wikipédia. Desta vez, o tema é “Decoração e identidades feminina e masculina“.

A professora Vânia Carneiro de Carvalho, coordenadora do projeto de implantação das novas exposições e docente do Museu, abre o encontro com uma aula sobre o tema-título, em que aborda os espaços e objetos da casa como elementos ativos na produção de noções ligadas aos gêneros feminino e masculino. Às 15h, via Google Meet, a equipe do WMB oferecerá um tutorial de como editar a Wikipédia, para que novos usuários possam contribuir facilmente com a plataforma. Não é necessário conhecimento prévio.

Decoração e identidades feminina e masculina
23/04, sexta-feira, às 14h
Inscrições: clique aqui

A casa moderna é um lugar importante para o desenvolvimento das identidades individuais e sociais. Tais identidades não acontecem sem os marcadores de gênero, isto é, espaços e objetos da casa são elementos ativos na produção de noções ligadas ao gênero feminino e masculino. Ao vivenciar o mundo concreto da casa, somos convidados inconscientemente a seguir tradições e convenções culturais. Os modos dessa construção variam. No caso feminino, há uma forte conexão entre a ornamentação do corpo da mulher e a ornamentação dos objetos decorativos, o que torna a identidade feminina mais difusa do que a identidade masculina, constituída por objetos funcionais e associados ao prazer e conforto corporais. Definir os objetos a partir dessa perspectiva pode explicar muito sobre nossos valores e comportamentos.

Feminista que sou, curiosa por essa aula =)

Espero vocês lá.

O post Decoração e identidades feminina e masculina | Museu do Ipiranga + Wikipédia apareceu primeiro em A casa que a minha vó queria.

Carrinho

loader