Casa na Toca: novo airstream desembarca na mostra

<span class=”hidden”>–</span>Par Projetos/Divulgação

A edição deste ano da Casa na Toca, “REFÚGIOS”, está acontecendo no vilarejo de Futaleufú, na Patagônia chilena. É lá que a modelo Pati Beck e o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn estão construindo um sonho, batizado de MAPU, ou “terra” na língua dos índios Mapuche. Um lugar mágico, às margens do lago Lonconao, e cercado pela natureza intocada da região.

A mostra acontece virtualmente até o dia 11 de abril, mas há ainda uma novidade: um novo airstream está chegando para estacionar no Mapu. O projeto é da Par Projetos, cujos arquitetos desenharam uma nova casa sobre rodas inspirada na aventura do evento na Patagônia.

<span class=”hidden”>–</span>Par Projetos/Divulgação

“Para desenvolvermos esse projeto, foi preciso nos familiarizarmos com todo o universo dos trailers. Nesta pesquisa, entendemos que mais do que um meio de transporte, eles fazem parte de um estilo de vida particular e muito inspirador. Percebemos que são autônomos como uma pequena casa, mas funcionam também, como uma base confortável para aproveitar o exterior e o contato com a natureza“, diz o escritório.

<span class=”hidden”>–</span>Par Projetos/Divulgação

Mesmo que não sejam tão comuns no Brasil, como em outros países, este estilo de viagem ganhou força por aqui, principalmente devido ao contexto atual de pandemia.

Pensando nisso, o Par Projetos projetaram a customização de um airstream de 12 m², para que um jovem casal na faixa dos 30 anos e seu pet aproveitassem a experiência de maneira confortável. 

<span class=”hidden”>–</span>Par Projetos/Divulgação

“Como o espaço é restrito, priorizamos a funcionalidade, setorizamos os ambientes por uso, colocamos uma bancada de trabalho longa com eletrodomésticos embutidos e marcenaria para criar locais de armazenagem (abaixo da cama, abaixo das bancadas). Não queríamos interferências visuais na altura dos olhos, por isso colocamos prateleiras suspensas e um armário acima das janelas. Nos preocupamos em usar uma estrutura metálica que funciona como um anteparo de segurança para os itens apoiados, que também serve para pendurar utensílios e objetos”, explicam. 

O mobiliário foi escolhido pela versatilidade e flexibilidade de ser usado também no exterior. As cadeiras ‘plana’ são dobráveis, podem ficar penduradas e serem abertas de acordo com a necessidade. Por sua vez, a mesa ‘borandá’ é móvel e se apoia numa barra tanto no interior como na lateral externa do Airstream. Já a mesa ‘iron C’ é mais um apoio ou banqueta e o pufe ‘boiao’ é um assento externo, que também pode ser boia.

<span class=”hidden”>–</span>Par Projetos/Divulgação

Os arquitetos seguiram uma paleta de cores neutras, com alguns toques pontuais de cor. “Gostamos muito de propor texturas diferentes em tons próximos, para uma atmosfera aconchegante. Acreditamos que o design é parte do cotidiano e temos algumas peças que merecem destaque, é o caso do cabideiro ‘dorsal’, do vasinho de parede ‘yugen’, do calendário e das luminárias ‘cubo’, ‘mayday’ e ‘nido pinça’. A decoração não é ao acaso, são objetos pensados com carinho para serem tão úteis quanto inspiradores”, dizem. 

Para conferir mais imagens e detalhes, navegue pela galeria abaixo:

2-casa-na-toca-novo-airstream-desembarca-na-mostra(Par ProjetosDivulgação)
8-casa-na-toca-novo-airstream-desembarca-na-mostra(Par ProjetosDivulgação)
3-casa-na-toca-novo-airstream-desembarca-na-mostra(Par ProjetosDivulgação)
9-casa-na-toca-novo-airstream-desembarca-na-mostra(Par ProjetosDivulgação)

Carrinho

loader