6 dicas para ganhar seguidores no Instagram

Para você que está começando um perfil profissional e quer saber como aumentar o número seguidores de seguidores na plataforma.

Hoje eu vou te passar 6 estratégias simples para você ganhar seguidores no Instagram. E serve para você também que está começando do zero e não sabe muito bem o que fazer. Vamis lá, puxe sua cadeira e vem comigo:

1. Primeiro passo: crie o perfil

Parece óbvio demais para você? Mas acredite – tem gente que tem tanta dúvida em qual nome escolher para o perfil, se vai deixar a conta como profissional, pessoal, ou outra categoria, o que escrever na bio e mais um monte de detalhes técnics que acaba se auto sabotando e não cria o perfil.

Não adianta deixar para depois. Enquanto você fica pensando o que vai fazer, tem outro arquiteto postando, engajando e se tornando autoridade no assunto. Tome o primeiro passo! Crie esse perfil, modifique seu perfil para público (caso queira aproveitar sua conta pessoal) e vamos! Já ouviu o ditado antes feito do que perfeito? É mais ou menos isso – só comece! E vamos ajeitando e aperfeiçoando com o tempo.

Posso aproveitar meu perfil pessoal ?

Olha, transformar um perfil pessoal em profissional tem suas vantagens e desvantagens. O lado positivo é sem dúvidas o aproveitamento do público. Você já vai começar seu IG com alguma audiência, que provavelmete é formada por sua família e amigos mais próximos.

Isso pode te dar auto confiança para começar a se soltar em frente ao celular já que sua audiência do momento já te conhece, já te adora e provavelmente vai interagir com o que você posta.

O lado negativo é fácil de ser contornado praticando o desapego rs. Desapegue de fotos suas na praia de biquini, no bar com amigos… não é legal expor muitos detalhes da sua intimidade num espaço profissional (minha opinião). Sugiro então que você faça uma “limpa” no seu feed, apague as fotos que estão te expondo demais.

Agora vá lá em EDITAR PERFIL e mude para CONTA PROFISSIONAL. Pronto, comece a postar e vamos para próximo passo.

2. Use #hastags

Uma forma rápida de fazer com que mais pessoas visualizem seu post é através do uso das #hastags. Eu digo que as #hastags são como iscas na vara de pescar – ela atraia a pessoa interessada no conteúdo publicado, que só vai morder a isca mesmo e se tornar um seguidor se ela se interessas pelo seu feed. Deixa eu te explicar melhor: se a pessoa chegou até seu post pela hashtag é provavél que vá dar uma espiadinha no seu feed, nos seus outros conteúdos. Se ela gostar, se se identificar, pode também se tranformar num seguidor. E ai parabéns, você pescou seu peixe. E vai ganhar seguidores no Instagram.

como ganhar seguidores no Instagram

Então lembre-se sempre de ter um feed legal, interessante e coerente com o que você se propõe a falar, o que não significa feed combinando (vem ver minha opinião sobre isso – harmonia não pode parecer combinação forçada)!

Mas vamos lá. Para usar as #hastags de forma eficiente, anote essas dicas:
  • Sempre sempre SEMPRE adote #hastags que tenham a ver com o conteúdo. Por exemplo, se tiver postando uma cozinha, escreva #cozinha, #cozinhaplanejada, #cozinhapequena, etc… Pense que você está descrevendo o post com as hashtags. Isso vai atrair pessoas realmente interessadas no conteúdo. Tenha coerência.
  • Quando for digitar a #, observe que logo abaixo do nome aparece o número de publicações que usaram aquela hastag. O que eu faço: nas minhas postagens eu tento incluir # que tenham um alto número de publicações e intercalo # com um número beeem menor de publicações. Eu acho que é mais fácil de pescar uma pessoa interessada no conteúdo quando não existe milhares de posts com a mesma hashtagas. A concorrência é menor e a probabilidade de ser visto, maior.
  • Embora o Insta permita o uso de até 30 hashtags, as pesquisas sugerem que o número ideal é 10 ou 12. Assim você não polue seu post e engaja mais. Não esqueça das hashtags específicas de eventos, caso esteja publicando conteúdo relacionado a algum. Por exemplo, se o post for de um ambiente da CASACOR, use #CASACOR #CASACORSP.

3. Acrescente sempre a localização no post

Não custa nada e pode te dar seguidores que estão naquela região. É provavél que seu post apareça na pesquisa de tags de localização de outros usuários e isso aumenta sua exposição.

Então inclua a localização – e quanto mais específica, quanto mais segmentada, melhor.

4. Interaja SEMPRE

O Instagram é uma REDE SOCIAL para INTERAÇÃO. Não adianta postar e não interagir. Você não quer que as pessoas curtam e comentem no seu conteúdo postado? Então você precisa fazer isso também.

Escolha alguns profissionais que você admira, alguns perfis que você curte (olha o CASA CASADA aí!!!) e deixe comentários relevantes. Tudo bem que a gente adora emojis, mas se seu comentário mostrar autoridade no assunto, pode chamar atenção daquele que também comentou no post e atrair essa pessoa, que vai lá dar olhada básica no seu perfil. É uma forma de aumentar sua exposição e ganhar seguidores no Instagram.

5. Marque pessoas

O Instagram permite que você marque pessoas diretamente na foto postada. Se você foi a algum evento, marque a loja ou o evento. Se está com alguém na foto, marque essa pessoa. Essas pequenas atitudes fazem com que a pessoa marcada compartilhe seu post (ou pelo menos deixe um like para você) e assim você também aparece para a audiência dela. É como uma rede, por isso o nome Rede Social rsrs.

como ganhar seguidores no Instagram

O que eu acho das postagens que marcam grandes perfis?

Muita gente marca o Casa Casada e outros perfis de arquitetura/decoração nas postagens. O que acho disso – quando o conteúdo é bom, eu ADORO! Eu vejo isso como uma forma de apresentação do trabalho do profissional.

Eu estou sempre em busca de conteúdo de qualidade para repostar na galeria de imagens do Casa Casada e é sempre muito muito bom quando algum perfil me marca, me mostra seu trabalho. Isso é exatemente a maravilha da Internet!! Não existem fronteiras e limites! Eu fico conhecendo profissionais de outros Estados, de outros países… uma exposição exponencial, que vai te fazer ganhar seguidores no Instagram.

Mas existe um tipo de marcação que eu não gosto muito (desculpe a sinceridade) – quando a pessoa marca o Casa Casada em um post totalmente fora do nosso nicho de arquitetura e decoração. Até desanimo de olhar o perfil… Portanto, marque sempre outros perfis mairoes, mas faça isso em posts que estejam relacionados ao tema do perfil marcado. Veja isso como uma forma de apresentar seu trabalho.

6. Use todas as ferramentas do Instagram

O Instagram oferece várias ferramentas para criação de conteúdo além do feed (das fotos).

Existe o IGTV para videos maiores, os Stories para videos curtos e informais, o REELS para videos criativos, as Lives para videos ao vivo…

Quando você cria conteúdo usando todas essas ferramentas, você faz o almoritmo feliz (o tal do algoritmo) e ele mostra seu conteúdo para mais pessoas. Todo mundo fica feliz.

PS: use e abuse principalmente do REELS. Por ser a ferramente mais nova da plataforma, o algoritmo tende a ser bastante generoso com os criadores de conteúdo no formato REELS e alcança ainda mais pessoas!

como ganhar seguidores no Instagram

Gostou das dicas? Agora coloca tudo em prática, não desista e tenha foco! Com todas essas estratégias você vai aumentar seu número de seguidores e crescer seu perfil profissional.

Se você ainda não segue o Casa Casada, dá uma passadinha lá para conhecer. Temos também o @mkt_spot, com várias dicas específicas de marketing digital.

beijos!

O post 6 dicas para ganhar seguidores no Instagram apareceu primeiro em Casa Casada.

Carrinho

loader