5 Formas de Transformar Sua Decoração com a Pintura Setorizada 

Já ouviu falar na pintura setorizada? Como o próprio nome indica, a pintura setorizada é uma técnica utilizada para dividir ambientes por meio de formas geométricas, arcos românticos ou desenhos abstratos. 

A principal vantagem desta técnica de pintura é que ela consegue transmitir a sensação de amplitude e criatividade, deixando o ambiente inspirador. E tudo isso por um preço acessível – visto que você precisará de pouca tinta para transformar sua decoração

Não existem regras para investir na pintura setorizada. Você pode fazer do jeito que achar mais interessante para seu ambiente. Mas, antes de começar a pintar sua casa, indicamos que você conheça as diferentes técnicas de pintura e formatos que mais valorizam a decoração. Confira! 

Pintura setorizada para sala de jantar

1. Pintura setorizada para sala de jantar e estar aconchegante – Foto Pinterest

5 Maneiras de fazer a pintura setorizada

Já sabemos que a criatividade é essencial para fazer a pintura setorizada, mas você sabe qual é o formato que mais valoriza seu espaço?

Confira abaixo 5 maneiras de fazer a pintura setorizada para decoração e escolha o melhor para seu ambiente! 

Meia parede  

A pintura setorizada “meia parede” é uma técnica utilizada para pintar apenas metade da parede com cores vibrantes – o restante permanece branco ou com outras tonalidades. 

A vantagem dessa técnica é que passa a impressão de amplitude, pois nosso olhar percorre o ambiente na linha horizontal. 

A altura para pintar metade da parede precisa ser de acordo com seu cômodo. No quarto, por exemplo, é interessante pintar acima da cama, para substituir a cabeceira. A sala também fica melhor com a pintura acima do sofá – e, de preferência, com lindos quadros abstratos combinando. 

Pintura setorizada na decoração da sala de estar com meia parede verde

2. Pintura setorizada na decoração da sala de estar com meia parede verde – Foto Histórias de Casa

Efeito caixa ou blocos

Se você precisa dividir ambientes com pintura, então o efeito caixa – também conhecido como bloco – é a técnica de pintura ideal para você. 

Nesse caso, a pintura  conta com o teto ou o chão como uma continuidade da parede, é uma maneira de transmitir a sensação de tridimensionalidade ao dividir espaços.

No entanto, essa é uma das pinturas setorizadas mais trabalhosas de fazer, pois você precisa marcar com precisão cada linha para não ter um resultado torto. Repare no exemplo abaixo que apenas a área com a mesa de jantar é pintada de amarelo.

Pintura setorizada caixa na sala de jantar

3. Pintura setorizada caixa na sala de jantar – Foto City Color

Ah, e se o seu piso for um dos tipos de porcelanato ou laminado, você pode estender a pintura para o teto – fica mais fácil de conseguir o efeito!  

Formas geométricas 

As formas geométricas simples, como: retângulos, quadrados, triângulos e redondos, são perfeitas para usar como pintura setorizada. 

São fáceis de fazer – você só precisa de uma marcação precisa e uma fita adesiva para delimitar o espaço da pintura – e transformam qualquer ambiente. O quarto, por exemplo, pode contar com um círculo na cabeceira.

Não precisa nem usar a pintura setorizada com formas geométricas para dividir ambientes, pois é um ótimo elemento visual. 

Pintura setorizada na sala de estar

4. Pintura setorizada na sala de estar – Foto Revista Casa e Jardim

Arcos 

Os arcos são encantadores! Basicamente são feitos com linhas retas e uma ponta arredondada, isso permite que você use principalmente para delimitar um espaço especial para enfeites e móveis no ambiente, como um aparador chique no hall de entrada.

Aposte no arco em ambientes leves, que tenham um toque retrô nos detalhes como móveis e paleta de cores. 

Embora não seja difícil de fazer, tenha cuidado para não errar na marcação arredondada do arco – é ela que dá o charme na decoração. E capriche nos acabamentos! 

Pintura setorizada na sala de estar moderna

5. Pintura setorizada na sala de estar moderna Foto Casa de Valentina

Desenhos orgânicos

Outra maneira de explorar sua criatividade para fazer a pintura setorizada é fazer desenhos orgânicos, do formato que você quiser, como ondas ou listras. Algo leve e despojado, como no exemplo abaixo. 

Pintura setorizada na decoração moderna

6. Pintura setorizada na decoração moderna – Foto Thony

O interessante desse tipo de pintura setorizada na decoração é que você mesmo pode fazer a marcação mais livremente, sem se preocupar em ficar torto ou distorcido. 

Quais as melhores cores para pintura setorizada? 

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois as melhores são as que despertam sentimentos em você. Aquelas que, na sua opinião, deixam o ambiente mais agradável e inspirador. 

Mas se estiver com medo de errar nos tons, indicamos os tons pastéis. São cores suaves e delicadas. Não tem como não gostar delas. 

Ah, e você também não precisa desapegar dos tons neutros para investir na pintura setorizada. Experimente pintar um arco em tons de cinza na entrada de casa para contrastar com a parede branca. Também fica lindo! 

Pintura setorizada sala de jantar

7. Pintura setorizada sala de jantar – Foto Pinterest

Gostou das ideias e dicas para fazer a pintura setorizada na sua decoração? Agora é só pegar a fita adesiva e começar suas marcações para alegrar a casa com cores e efeitos lindos! 

The post 5 Formas de Transformar Sua Decoração com a Pintura Setorizada  appeared first on Viva Decora.

Carrinho

loader