5 apps para te ajudar a meditar

<span class=”hidden”>–</span>Tenor Gifs/Reprodução

Ao lado de “pandemia” e “covid-19”, “saúde mental” talvez tenha sido a expressão de 2020 e deste ano. Não por acaso: o descontrole quanto à enfermidade nos levou a ficar mais reclusos e deixar para trás a vida que conhecíamos antes, trazendo como efeito colateral a ansiedade e tristeza.

Se esse é o seu caso, uma ideia para processar melhor o momento e relaxar a cabeça é praticar meditação. Não estamos falando de atingir o nirvana – somente de se desafiar a organizar os pensamentos e focar a concentração já é de grande ajuda para o nosso corpo e nossa mente. 

Para meditar, escolha um lugar silencioso e confortável. A posição mais comum é a sentada, de forma ereta, com as pernas cruzadas e as mãos sobre os joelhos. Mas você também pode fazê-lo em outras posições que não incomodem. Concentre-se na sua respiração e busque afastar o turbilhão de pensamentos.

Você também pode optar pela meditação guiada, que vai te ajudar no processo. Montamos uma lista com 5 aplicativos voltados para isso. Confira:

Headspace

<span class=”hidden”>–</span>Headspace/Divulgação

O headspace reúne centenas de sessões de meditação que variam quanto ao propósito: saúde física, desenvolvimento pessoal, gerenciamento do estresse e alívio da ansiedade. Ele pode ajudar o praticante a se concentrar, respirar, manter a calma e criar condições para uma melhor noite de sono. Uma parte do conteúdo é gratuito, mas existem compras dentro do app. E a voz é em inglês, o que pode limitar o acesso.

Medite.se

<span class=”hidden”>–</span>Medite.se/Divulgação

Já o medite.se foi desenvolvido por brasileiros, o que ajuda no fator da língua, e é guiado por pelo terapeuta Tadashi Kadomoto com uma leve trilha ao fundo. Com um design simples, o aplicativo se divide por sessões e permite download para que o usuário acesse o conteúdo de forma offline. É gratuito. 

Vivo Meditação

<span class=”hidden”>–</span>Vivo Meditação/Divulgação

Como o nome entrega, o app foi desenvolvido pela operadora Vivo. As sessões são guiadas por um brasileiro que atuou como monge por sete anos em um monastério indiano. O usuário pode escolher a trilha que acompanha a voz. Para quem usa iPhone, é possível conectar com o app Saúde.

É permitido um período de degustação grátis por 7 dias, mas depois é preciso se cadastrar em um plano mensal ou semanal.

Zen

<span class=”hidden”>–</span>Zen/Divulgação

Você pode também optar pelo Zen, que dispõe de áudios em português, espanhol e inglês por várias pessoas diferentes fazendo a narração. Mas ele é pago, apesar de oferecer testes por 7 dias. Uma outra desvantagem é que o app não permite duas sessões no mesmo dia e os áudios não são muito longos. No mais, o Zen também permite a sincronização com o app Saúde e há também sessões não guiadas, com sons diferentes de relaxamento. 

Sattva

<span class=”hidden”>–</span>Sattva/Divulgação

O Sattva é uma alternativa gratuita de guia para meditação que oferece também uma opção de timer para medir o tempo de cada sessão. Também monitora a frequência cardíaca e permite que o usuário registre o seu humor antes e depois da experiência para monitorar os resultados. 

Carrinho

loader